quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Terraços e Cerâmica - Impermeabilizar mas sem problemas!

Uma das grandes questões da construção, reside em colocar cerâmica em zonas impermeabilizadas, pois as soluções convencionais de mercado, requerem sobre a impermeabilização uma camada de distribuição de carga e com capacidade de aderência.

Ou seja, sobre a camada de impermeabilização, temos uma betonilha com o mínimo de 45mm de espessura, mas esta está sujeita a vários factores patológicos:

1- Retração : Durante 28 dias, esta betonilha vai perder água, e consequentemente volume, cerca de 0,5% do seu volume.
Automáticamente requer que a cerâmica ou a pedra natural, apenas possam ser aplicadas após estes 28 dias.

2-Tracção: A evaporação da água nunca será de uma forma uniforme, ou seja primeiro irá evaporar na zona superficial e posteriormente nas camadas inferiores, que irão humedecer a zona superficial. Estes fluxos irão provocar tracções na própria argamassa e que podem ditar o seu arqueamento. Estando a cerâmica já aplicada, existem forças antagónicas e contrárias.

3. Dilatação Térmica Linear : A alteração de temperatura faz com que a betonilha sofra movimentos distintos dos da cerâmica ou da pedra natural.
Se um porcelânico ou o granito dilatam 0,04mm/m2, a betonilha dilata 0,12mm/m2, ou seja o triplo.
E temos que pensar que estes movimentos não são simultâneos, por exemplo em Agosto com o aumento da temperatura, primeiro dilata o acabamento e o calor deste irá condicionar a dilatação térmica do suporte.

Perante estes três factores, existe uma forma muito simples de corrigir e evitar a patologia: CRIAÇÃO de JUNTAS de FRACCIONAMENTO E PERIMETRAIS.

Mas…ainda existem outros condicionantes:

4. Vapor de água: Mesmo esperando os 28 dias de cura da argamassa, esta atinge 2% de humidade residual, e esta terá que evaporar. A sua evaporação irá encontar a cerâmica que funciona como barreira e potencia o vapor a liquidificar (e quanto maior o tamanho da peça pior), humedecendo o suporte e retirando propriedades ao adesivo de colagem.
Agora temos que analisar este fenómeno sempre que chove….

5. Gelo/Degelo: Muitas pessoas já passaram pela terrível experiência de se esquecerem de uma garrafa de vidro no congelador! Resultado…garrafa partida e perda total do líquido! Simples o líquido congela e aumenta de volume.
O mesmo acontece sempre que com o suporte húmido ou molhado, a água que se encontra nos poros, aumenta de volume e danifica consideravelmente a betonilha, aumentando o tamanho do poro…
E depois temos a evaporação com as eflorescências.

Conclusão:
Que funções deverá ter o material a aplicar sob a cerâmica ou pedra natural:
D esacoplamento: Capacidade de absorver tensões entre os materiais.
I mpermeabilização: Capacidade de proteger o suporte da água
T ransmissão da Pressão do Vapor: Capacidade em difundir a pressão do vapor.
R epartição de Cargas: Capacidade de absorver cargas pontuais e repartir por toda a base
A bsorção de Dilatações: Capacidade de Absorver as diferentes dilatações entre os materiais.
Resumindo: Schlüter DITRA


Alguns trabalhos em:

Página Facebook





Vídeo de instalação em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário